O .NET Core é o futuro do .NET hoje !!!

Os anos se passaram, mas ainda lembro bem as principais noticias do .NET Framework anunciadas pela Microsoft em sua conferência anual PDC 2000 (Professional Developer Conference) que hoje tem o nome de Build e acontece na cidade de São Francisco na Califórnia nos EUA.

Já se parou para pensar o que você estava fazendo cerca de 16 anos atrás. Eu posso falar para você, pois me lembro bem dessa época onde liderava projetos em plataformas de telefonia moderna integrada com recursos computacionais ou CTI, muito chic na época. Nesse período usava bastante ASP, não o asp.net que você usa hoje e sim o clássico e dependia muito de comunicação com o CTI onde usava componentes “COM” de terceiros.
Nessa época vivíamos muitas limitações que tentávamos resolver com o que tínhamos e alguns passos eram sofridos como a famosa dll presa. Mas o que isso tem relacionado com .NET Core? Continue lendo e vai entender a importância desse grande momento atual face aos anteriores.

Os momentos após os anúncios e lançamento do famoso kit de CDS do MSDN com o .NET e Visual Studio foram um divisor de aguas nas vidas de muitos profissionais. Era o momento de travar o legado e estudar tudo completamente novo e inclusive orientação a objetos para fazer os primeiros exemplos de projetos. Eu fiquei sem dormir nas primeiras semanas admirando o ASP.NET e a “liberdade” associada ao poder de programação com os recursos do .NET Framework.

O .NET Framework e o .NET Core

O .NET Framework 4.6 e versões a frente que você já conhece é uma plataforma estável, madura e continuará com evoluções e todas as garantias de suporte oferecidas pela Microsoft. O .NET Core é depois desses longos anos é a próxima geração do .NET completamente remodelada pensando nos cenários atuais e futuros “mobile first, cloud first”, mais leve, mais eficiente, cross plataforma e pronto para suportar todo esse grande movimento de aplicações modernas que rodam em qualquer lugar seja cloud ou dispositivos. Eu diria que nessa era “Internet das coisas” o  .NET Core é o software das coisas rodando em alta performance com fácil distribuição. Em função do novo conceito dentro do .NET Core muitos outros complementos vão mudar junto como o ASP.NET e o próprio Entity Framework que terá as suas versões no novo padrão do Core.

Hoje é um dia especial com definições concretas sobre os próximos passos do .NET e agora durante os próximos meses teremos uma grande propagação de mudanças em todos
os componentes que vão se adequar ao novo conceito. Portanto acompanhe e continue evoluindo passo a passo. Se você já programa em .NET a curva de mudança será necessária, mas
é muito mais fácil.

Fonte: Ramon Durães